Pages

Âncoras e confiança


Todos nós enfrentamos muitos medos. No meu meio de atuação, o mais frequente, sem dúvida (pelo menos de acordo com as pessoas que me procuram) é o de falar em público. Muitos se sentem retraídos até para se apresentarem aos demais, suam frio e tremem simplesmente para dizerem seus nomes.

A PNL possui ferramentas eficazes para mudar esses comportamentos e investigar as possíveis causas que limitam e muitas vezes prejudicam o sujeito a vender, ou apresentar seus trabalhos perante o público.

Esta lição é sobre algo que tem mudado a vida de muita gente: a técnica da Ancoragem. Aqui você vai aprender como fazer uma auto-ancoragem.

Uma âncora é qualquer estímulo ou representação tanto externa quanto interna, que gera determinada reação ou estado interno. As âncoras podem ocorrer com naturalidade ou serem criadas para fins específicos.
Antes disso, quero que você aprendar como se faz o "Círculo de Excelência", que nos momentos anteriores às apresentações pode ser feita rapidamente, produzindo um resultado satisfatório e, como diz o próprio nome da técnica, fornecer uma boa dose de coragem.

Círculo de Excelência

No Circulo de Excelência, usamos a ancoragem, que é a técnica da PNL utilizada para criar ou modificar respostas associadas a estímulos. Ou seja, com este trabalho vamos criar um estado desejado para as experiências de falar (em público ou com quem você tenha dificuldade) e outras atividades.

1 - Pense e identifique um estado desejado; um estado de excelência e de tranqüilidade para a situação. Relembre um momento em que estava tranqüilo, relaxado, repleto de recursos e bem consigo mesmo.

2 - Projete uma imagem de um círculo na sua frente e preencha com a cor que lhe agrada. O círculo e a cor são objetos metafóricos na técnica. Serve apenas para você intensificar seu estado.

3 - Dê um passo a frente e entre neste círculo. Comece a relembrar o momento em que estava no estado desejado. Intensifique a lembrança e perceba os canais sensoriais. Isto é muito importante.

4 - Saia do círculo e observe a si mesmo dentro dele. Como está o seu estado, sua voz, sua expressão facial, e se preciso, modifique a cena para melhor. Realce a experiência.

5 - Escolha agora uma auto-âncora cinestésica; um toque discreto para poder acioná-lo a qualquer momento. Particularmente, gosto de segurar a ponta do dedo indicador da mão esquerda com o polegar e o indicador da mão direita. O local do toque e a intensidade da força são condições essenciais para uma boa ancoragem.

6 - Volte ao círculo, recupere o estado e ancore.

7 - Separe os estados e teste sua âncora.

Em tempo: Esta técnica pode ser feita sozinho ou com a presença de um guia. Lembrando que as condições para uma boa ancoragem são: (1) ancorar estados intensos e puros, (2) ancorar no auge do estado, (3) escolher um estímulo único, (4) repetir com precisão.

Confiança

Confiança, sem dúvida, é um elemento chave para o bom desempenho. Certa vez, fui convidado a dar uma palestra, numa escola, sobre Metamodelos. Embora gostasse do tema, nunca havia trabalhado apenas com ele, e me senti desafiado. Aprendi que é preciso estar preparado sempre em dois níveis: o conhecimento da matéria e o preparo psicológico. Estudei alguns dias sobre o tema e como não tinha experiências anteriores como referência, busquei um outro estado de recursos, a partir de outras palestras, e fiz o Círculo de Excelência. A confiança também vem da experiência. Se você já fez isso uma vez e obteve sucesso, você pode fazer novamente.

Fiz também uma visualização de como gostaria de estar após a palestra e tracei dois objetivos que desejava que o público assimilasse. O primeiro era entender melhor o que estava sendo dito pelos outros e o segundo era saber exatamente como clarear a comunicação, com as perguntas certas.

Com a âncora de recursos, os objetivos traçados e a ponte ao futuro, consegui me sair bem na atividade.

Você também pode! Comece agora!

0 comentários:

Postar um comentário